Cursos de Nível Secundário:
CTE Cozinha/Pastelaria
CTE Pastelaria/Padaria
CTE Restaurante/Bar
CTE Alojamento Hoteleiro
Ação Educativa
Desporto*
Multimédia*
Cursos de Nível Básico:
CEF Cozinheiro/a
CEF Operador/a de Informática
*Nova Área de Formação
Nos dias 2 e 3 de maio, a Escola Profissional de Esposende acolheu três professores do Instituto Olivetti de Monza, Itália, no âmbito do programa Erasmus+. Esta visita foi organizada em colaboração com a Escola Secundária Henrique Medina e teve como principal objetivo conhecer a escola, os seus cursos e as usas dinâmicas, com vista à preparação de um programa de visita a Esposende para um grupo de professores e alunos da referida escola, que ocorrerá no próximo mês de novembro.
No primeiro dia, 2 de maio, os professores visitaram as instalações da Escola Profissional de Esposende, onde puderam conhecer as infraestruturas e os recursos disponíveis. Após esta visita inicial, o grupo deslocou-se a Guimarães, cidade classificada como Património Mundial pela UNESCO. Em Guimarães, os professores tiveram a oportunidade de explorar alguns dos locais mais emblemáticos e históricos da cidade, culminando com um almoço no prestigiado restaurante A Cozinha por António Loureiro, o único no Minho galardoado com uma Estrela Michelin.
No segundo dia, 3 de maio, os professores assistiram a uma manhã de aulas de uma turma dos cursos Técnico de Restaurante/Bar e Técnico de Cozinha/Pastelaria. Esta experiência permitiu-lhes observar de perto as metodologias de ensino e a prática dos alunos, que terminou com um almoço no restaurante pedagógico, servido pelos próprios alunos.
Durante a tarde, os visitantes, acompanhados por formadores da Escola Profissional de Esposende, visitaram as instalações do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA) em Esposende dedicadas aos cursos de Cozinha, onde puderam conhecer mais sobre as oportunidades de formação superior na área.
A visita dos professores italianos foi uma excelente oportunidade de intercâmbio cultural e pedagógico, fortalecendo os laços entre as instituições e preparando o terreno para futuras colaborações no âmbito do programa Erasmus+.