
No dia 21 de fevereiro, a Escola Profissional de Esposende realizou três sessões informativas sobre a violência no namoro, permitindo a participação de todas as turmas do 9º ano e 10º ano. A iniciativa contou com a presença das psicólogas, da Câmara Municipal de Esposende, elementos do projeto Espaço Bem Me Querem, que apoia vítimas de violência.
Durante as sessões, foram abordados os sinais de relações abusivas, os diferentes tipos de violência e a importância da prevenção. Através de um vídeo educativo compreendemos melhor a gravidade da situação e como pedir ajuda, incluindo a linha de apoio 800 202 148.
Foram desmistificados mitos comuns, como "Quanto mais me bates, mais gosto de ti" e "É ciumento porque me ama". Apresentaram, ainda, um estudo nacional sobre a violência no namoro de 2024, que revelou preocupação com o facto de alguns jovens ainda aceitarem comportamentos violentos, reforçando a necessidade de sensibilização.
A sessão encerrou com um questionário de avaliação e com uma mensagem essencial: Diz não à violência no namoro! Namoro violento não é amor!
