Sobre o curso

Este técnico intermédio é o profissional qualificado apto a promover o desenvolvimento sociocultural de grupos e comunidades, organizando, coordenando e/ou desenvolvendo atividades de animação de carácter cultural, educativo, social, lúdico e recreativo.

Pré-requisitos

Jovens com o 9º ano completo. Idade não superior a 19 anos (à data de início do ano escolar).

Certificação

Certificação escolar e profissional » Certificado de 12.º ano + Diploma de Qualificação de Nível 4

Duração

3 Anos. Horário Laboral.

Benefícios

Subsídio de Refeição + Subsídio de Transporte + Bolsa para Material de Estudo + Bolsa de Profissionalização + Seguro de Acidentes Pessoais + Material de Estudo

(Manuais escolares + Farda)

Detalhes

Perfil Profissional

Técnico/a intermédio/a, qualificado/a com o nível 4 com competência para desenvolver tarefas que promovam o desenvolvimento Sociocultural de grupos e comunidades com atividades de animação de caráter cultural, educativo, social e recreativo.

Competências

  • Diagnosticar e analisar, em equipas técnicas multidisciplinares, situações de risco e áreas de intervenção sob as quais atuar, relativas ao grupo alvo e ao seu meio envolvente. 
  • Planear e implementar, em conjunto com a equipa técnica multidisciplinar, projetos de intervenção sóciocomunitária.
  •  Planear, organizar e avaliar atividades de caráter educativo, cultural, desportivo, social, lúdico, turístico e recreativo, em contexto institucional, na comunidade ou ao domicílio, tendo em conta o serviço em que está integrado e as necessidades do grupo e dos indivíduos, com vista a melhorar a sua qualidade de vida e a qualidade da sua inserção e interação social. 
  • Desenvolver atividades diversas, nomeadamente ateliers, visitas a museus e exposições, encontros desportivos, culturais e recreativos, encontros intergeracionais, atividades de expressão corporal, leitura de contos e poemas, trabalhos manuais, com posterior exposição dos trabalhos realizados, culinária, passeios ao ar livre. 
  • Promover a integração grupal e social e envolver as famílias nas atividades desenvolvidas, fomentando a sua participação. 
  • Fomentar a interação entre os vários atores sociais da comunidade articulando a sua intervenção com os atores institucionais nos quais o grupo alvo/indivíduo se insere. 
  • Acompanhar as alterações que se verifiquem na situação dos clientes/utilizadores e que afetem o seu bem estar. 
  • Elaborar relatórios de atividades.

Saídas Profissionais

  • Creches;
  • Jardins de Infância;
  • Centros de Atividades de Tempos Livres;
  • Centros de Férias e Lazer;
  • Centros de Acolhimento Temporário;
  • Lares de Infância e Juventude.

A conclusão de um Curso Profissional permite prosseguir estudos por várias vias, através de:

  • Cursos de Especialização Tecnológica;
  • Cursos Técnicos Superiores Profissionais (CTEsP);
  • Ensino Superior (Universitário/Politécnico).

Parceiros

  • A Beneficiente – Associação de Solidariedade Social
  • Ascra – Associação Social, Cultural e Recreativa de Apúlia
  • Centro de Bem Estar Social de Barqueiros
  • Centro Humanitário CVP de Macieira de Rates
  • Centro Intervenção Cultural e Social de Palmeira de Faro
  • Centro Social da Juventude de Belinho
  • Centro Social da Juventude de Mar
  • Centro Social da Juventude Unida de Marinhas
  • Centro Social Paroquial de Aguçadoura
  • Pestana Hotel Group
  • Santa Casa da Misericórdia de Barcelos
  • Santa Casa da Misericórdia de Esposende
  • Santa Casa da Misericórdia de Fão

Plano Curricular

Plano Curricular

Componente de Formação Sociocultural:

  • Portuquês
  • Língua Estrangeira (Inglês)
  • Área de Integração
  • Tecnologias da Informacão e Comunicação
  • Educação Física

Componente de Formação científica:

  • Matemática
  • Psicologia
  • Sociologia

Componente de formação técnica:

  • Área de Expressões (corporal, dramática, musical e plástica
  • Área de Estudo da Comunidade
  • Animação Sociocultural
  • Formação em Contexto de Trabalho (Estágio)