Cursos de Nível Secundário:
CTE Cozinha/Pastelaria
CTE Pastelaria/Padaria
CTE Restaurante/Bar
CTE Alojamento Hoteleiro
Ação Educativa
Desporto*
Multimédia*
Cursos de Nível Básico:
CEF Cozinheiro/a
CEF Operador/a de Informática
*Nova Área de Formação
Os alunos do 1.º ano do curso de Ação Educativa da Escola Profissional de Esposende, da Zendensino, exploram “O Livro Negro das Cores” através de uma experiência inclusiva.
Os alunos do 1.º ano do Curso Profissional de Técnico/a de Ação Educativa, orientados pela professora Sara Cepa participaram numa atividade inovadora que teve início com a leitura de “O Livro Negro das Cores”, de Rosana Faria e Menena Cottin, obra premiada que convida os leitores a imaginar o mundo para além da visão.
A partir da reflexão proporcionada pelo livro, os estudantes realizaram uma oficina plástica com os olhos vendados, experimentando diferentes estímulos sensoriais. Esta dinâmica permitiu-lhes compreender, de forma mais próxima, alguns dos desafios vividos por pessoas com deficiência visual, reforçando a importância da empatia, da inclusão e da valorização de todos os sentidos no processo educativo.
No âmbito do curso, a atividade teve como principal objetivo sensibilizar os futuros Técnicos de Ação Educativa para práticas pedagógicas inclusivas, estimulando a criatividade e a capacidade de adaptação a diferentes realidades, bem como fundamentada também na Teoria das Inteligências Múltiplas, de Howard Gardner, uma vez que mobilizou diferentes dimensões do desenvolvimento humano. Ao integrar estas várias formas de aprender, a atividade reforçou o princípio de que a educação deve valorizar a diversidade e promover aprendizagens significativas para todos os alunos.
Os resultados revelaram-se muito positivos: os alunos destacaram a experiência como marcante, enriquecedora e capaz de transformar a forma como pensam a educação e a interação com as crianças em contextos diversos.
Esta iniciativa demonstra o compromisso do curso em promover experiências formativas significativas, que unem literatura, prática pedagógica e consciência social, preparando profissionais atentos às necessidades do outro e capazes de educar com sensibilidade.
Sara Cepa, Docente